Assim como eu, vcs já devem ter escutado ou recebido um email c/ uma história parecida com essa. E tbem deve ter se perguntado, como uma pessoa consegue cair nesse velho truque?
Ontem estava dando aula na casa da D. Gera (83 anos ainda dirige, minha aluna de computação, super ativa e muito lucida) era mais ou menos 10:00 quando um indivíduo ligou a cobrar na casa dela se dizendo ser seu sobrinho.
Ela perguntou o nome e ele falou q era o Marcelo e a ingênua D. Gera disse "Marcelo filho da fulana?" ... daí eu já pensei "íiih o cara ta ligando para pedir dinheiro"
Dito e feito... papo vai, papo vem... ela me pede uma caneta, anota o número da conta e pergunta qto esta faltando, diz q vai ver com o gerente e desliga...
Ela contou que era um sobrinho q nunca ligava pra ela e qdo ligava era pra pedir dinheiro, disse que ele tinha batido o carro e q precisava de dinheiro p/ arrumar, se não ia perder o emprego... barari barara...
Sei q eu não tenho nada a ver com isso, mas fiquei desesperada. Passou varias coisas pela minha cabeça... será q é o sobrinho mesmo, será q ele estava pedindo o dinheiro para arrumar o carro mesmo...
É claro q eu não consegui ficar quieta, perguntei se ela tinha certeza q era ele mesmo e se fosse o sobrinho será q ele estaria pedindo o dinheiro para aquilo mesmo. Ela disse q era o sobrinho e q ele era super honesto.
Claro q eu não poderia deixar de contar a historia de uma senhora q tinha levado um golpe parecido com aquela historia e q só se deu conta q tinha sido enganada quando ligou para o sobrinho, para perguntar se a transferência do dinheiro tinha dado certo e ele não estava sabendo de nada.
D. Gera disse q tinha certeza q era ele e eu não falei mais nada, mas por dentro estava super preocupada. Qdo saí da casa dela, ela já estava pegando a chave do carro para ir ao banco.
Claro q a minha vontade era de ficar lá ou ir com ela...sei lá... mas eu já estava atrasada para despachar minha cunhada, o vôo era 11:30 e eu só tinha pouquissimo tempo para chegar ao aeroporto...não consegui pensar em mais nada além de chegar logo para ela não perder o vôo e a única coisa q consegui dizer foi "D Gera fica calma, pense bem"
Já em casa, recebi uma ligação dela me dizendo que era um golpe mesmo. Depois q eu saí ela ficou pensando naquilo q eu tinha dito e resolveu ligar para o sobrinho... e adivinhem... ele estava em casa almoçando.
E o golpista ainda ligou de novo (claro q a cobrar) perguntando se ela tinha conseguido o dinheiro, mas D Gera estava esperta e soltou o verbo.
Agora imaginem qtos não caem nesses golpes. Eles sabem direitinho como conduzir a história, o bandido não tem informação nenhuma a respeito da vítima e ela própria se entrega de bandeja.
Por favor divulguem para seus amigos, familiares, vizinhos....e principalmente os da melhor idade!