quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mordidas e Arranhões

Minha filha tem 3 anos e meio, vai para escolinha desde os 8 meses. É muito da paz, qdo pequena sempre falei q ela não podia bater nos amiguinhos, que tinha q resolver as coisas conversando e não com violencia. Tinha medo q ela se tornasse a violentinha da turma.

Chega a ser estranho vc falar isso para uma criança de 8 meses... mas ela assimilou, até de mais o contexto.
Mas até q ponto é bom a gente ensinar aos filhos a não revidar??

Depois q ela começou a vir com mordidas e arranhões meu medo mudou, temia q ela virasse o saquinho de pancadas da turma.
A gente sabe q eles estão na fase oral, que é uma forma deles se protegerem ou expressar algum sentimento...mas nenhum pai ou mãe gosta de ver seu filho com essas marquinhas.

Uma vez a pedagoga me disse, "vc tem q pedir para alguém, q não seja o pai, conversar com ela e dizer q ela tem q revidar, q ela tem q empurrar e que não pode ficar quieta"

hmmmm... será??? uma pedagoga falando isso...

Certo ou não... dei a seguinte orientação, qdo algum amiguinho vier morder ou arranhar empurre! (mas eu já sabia q ela não faria isso)

Depois de muito tempo, ontem a Ya apareceu com um buraco na buchecha...uma amiguinha nova com as unhas bem compridas (gente por favor, vamos cortar as unhas dessas crianças!)  fez o favor de marcar o rostinho dela e para variar a Ya não fez nada. Falei com a prof e ela já havia notado q a garotinha vinha beliscando e empurrando outras crianças, mas não estava adiantando conversar de perto com a ela nem com a mãe.

Hoje falei para a Ya dar um recadinho para a menina qdo a professora estivesse por perto, q era para a prof escutar mesmo...fale para a fulana q a mamãe esta muito brava c/ ela e q o q ela fez não foi legal.

Só sei de uma coisa, ela só tem 3 anos e mais alguns "confrontos corporais" ainda virão, e não vai ser repondendo com violencia q as coisas vão melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário